II CONGRESSO BRASILEIRO DE CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS
18/03/2014
Estão abertas as inscrições para o II Congresso Brasileiro de Consórcios Intermunicipais, que será realizado nos dias 26, 27 e 28 de março, em São Luís (MA). Com o tema “Consolidando um Instrumento de Gestão na Nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional – Territorial”, o evento realizado pela Confederação Nacional de Consórcios Intermunicipais (Conaci/BR) tem como público-alvo prefeitos, secretários, diretores e representantes de consórcios públicos.
Para fazer a inscrição, basta acessar o site www.iicongressoconsorciopublico.com/inscricao-online e preencher o cadastro. A programação conta com conferências, mesas de diálogo, debates, grupos de trabalhos e oficinas.
Estão confirmadas as presenças de palestrantes como Paula Ravanelli, assessora especial da Subchefia de Assuntos Federativos (SAF) da Presidência da República; Adriana Melo Alves, do Ministério da Integração Nacional; Ester Bemerguy de Albuquerque, do Ministério do Planejamento; Francisco Brito, diretor executivo do Observatório de Consórcios e prefeito de Embú das Artes (SP).
Programação
O II Congresso Brasileiro de Consórcios Intermunicipais será aberto com a palestra magna “O Consórcio Público como Instrumento de Gestão Regional/Territorial para o Fortalecimento de uma Política de Estado”, na noite do dia 26. No dia seguinte, a programação será iniciada com a conferência “O Papel do Consórcio Público diante à Nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional”.
“Estamos trazendo palestrantes de renome, principalmente do Governo Federal, para que o momento seja também de esclarecimentos aos nossos gestores, para que possam visualizar de maneira mais clara as oportunidades de trabalhar de forma conjunta em prol de uma região, e não apenas de um município. O Congresso será um marco para a história dos consórcios públicos do país”, ressaltou Ronald Damasceno, superintendente da Conaci/BR.
No último dia da programação, os participantes se dividirão em grupos de trabalho para elaboração de propostas que comporão a Carta de São Luís, um documento que refletirá o pensamento do segmento organizado dos consórcios intermunicipais e será apresentado às instâncias e organizações envolvidas com políticas públicas consorciadas.